Blog

Futuro do Trabalho

Futuro do Trabalho

23/janeiro/2020

 Se você faz parte do grupo de pessoas que está de olho no futuro do trabalho, oferecemos três conselhos: atualize-se sobre as novidades da sua área de atuação; qualifique-se em tecnologia da informação; e treine sua capacidade de adaptação às mudanças. Acredite que, independentemente do que venha pela frente, paulatinamente as tarefas, principalmente as mais operacionais, vão sofrer transformações em decorrência dos avanços da tecnologia.

Para os próximos anos são esperados movimentos claros de aperfeiçoamento de certas profissões e o surgimento de outras, com impactos negativos para aqueles profissionais que não se atualizam.

Para acompanhar esse movimento é importante que você treine ou desenvolva, desde já, cinco habilidades indispensáveis:

1 - Autoconhecimento: O profissional que se conhece tem mais facilidade para identificar os caminhos que deve seguir e compreende melhor o outro. Você pode começar a desenvolver o autoconhecimento abrindo-se para o recebimento de feedbacks.

2 - Autocrítica: Em geral, nossa percepção sobre nós mesmos tende a ser mais

favorável se comparada a forma os outros nos percebem. É importante, traçar um paralelo entre as qualificações que você possui e as que são valorizadas pelo mercado.

3 - Autogestão: Há uma tendência nas empresas de adotar uma estrutura menos hierarquizadas, mais colaborativa e com adesão ao home office. Mas, você só conseguirá se adequar a liberdade desses modelos de trabalho se for disciplinado com seus horários, sua produtividade e seu desempenho, mesmo que não tenha um líder supervisionando de perto o seu trabalho.

4 - Pensamentos crítico e analítico: Procure sempre ter uma visão sistêmica e integral das coisas. Para isso, frente a situações desafiadoras ou importantes, crie o hábito de ser racional, observando o panorama com imparcialidade e se baseando em dados e fatos.

5 - Inteligência emocional: É mais inteligente tomar decisões racionais do que tomá-las com base em emoções, simplesmente. Para isso, você deve aprimorar sua inteligência emocional, pondo-se no lugar do outro com empatia e controlando os próprios sentimentos. É importante desenvolver o hábito de refletir antes de reagir.

Estas 5 habilidades, muito mais do que prepará-lo para o futuro da sua profissão, vão ajudá-lo a se preparar para o mercado de trabalho como um todo.

Nossos clientes

Venha ser mais um cliente satisfeito

Clique aqui