Blog

Contratao Errada

Contratação Errada

06/fevereiro/2020

 A seleção de um novo colaborador é estratégica para as empresas. A contratação de um profissional que se enquadre às necessidades do cargo ou função traz enormes benefícios. Por outro lado, a contratação errada pode gerar perdas enormes. Você já refletiu sobre quanto custa uma contratação errada?

O primeiro ponto que devemos levar em consideração é o próprio custo do processo seletivo. Quantas horas de trabalho a equipe do RH precisa para fazer o recrutamento e seleção para a vaga? Leve em conta o tempo dispendido com anuncio da vaga, triagem de currículo, testes e entrevistas. Se for necessário o envolvimento de outras pessoas da empresa, estas horas também devem ser contabilizadas. Considere ainda necessidades eventuais ao processo seletivo como anúncios pagos, materiais gráficos, etc.

O segundo ponto que deve ser calculado é o custo do treinamento que o colaborador recebeu. Algum colaborador precisou parar suas atividades para ensiná-lo? Ele precisou de cursos específicos? Todos estes itens devem ser levados em conta.

O terceiro ponto é a perda de produtividade ocorrida enquanto o colaborador estava em processo de aprendizado, com possível sobrecarga do restante da equipe. Esta questão envolve uma possível queda na qualidade do serviço executado, perda de oportunidades ou até mesmo necessidade de remuneração extra para deixar todo o trabalho em dia.

O último ponto é o custo com salários do colaborador e também da sua eventual rescisão.

Assim, considerando todos os custos, fica nítido que uma contração assertiva é fundamental. Ter o conhecimento das técnicas e ferramentas para mapeamento do perfil ideal para o cargo pode significar um enorme ganho de tempo e dinheiro.

A Excelência RH oferece o suporte que você precisa para um recrutamento e seleção com a máxima eficiência.

Entre em contato conosco e peça a visita de um consultor.

Nossos clientes

Venha ser mais um cliente satisfeito

Clique aqui