Blog

Burnout

Burnout

13/fevereiro/2020

O termo burnout é usado para indicar um estado de total esgotamento físico e mental provocado por fatores ligados ao trabalho. Apesar de muitas vezes a condição ser confundida com o estresse, é importante entender que se trata de uma doença mais grave.

Por estar relacionada às condições de trabalho, o burnout é um sintoma de que algo não vai bem na empresa. Cabe a ela propor estratégias para combater o problema antes que ele impacte na produtividade e no rendimento da equipe.

Neste post separamos algumas estratégias que podem ser usadas pela empresa para evitar o burnout:

Reconhecer os colaboradores: valorizar e fazer com que o trabalhador perceba que seu esforço é reconhecido pelos gestores. O reconhecimento vai além do pagamento de bônus e benefícios. A empresa pode dar uma perspectiva de crescimento para os colaboradores, com planos de carreira claros e bem estruturados, por exemplo;

Melhorar a comunicação interna: é preciso entender quais são as dificuldades enfrentadas diariamente e trazer soluções para esses problemas pontuais. Um canal aberto de diálogo entre colaboradores e empresa pode fazer toda a diferença na motivação dos profissionais.

Investir em um bom ambiente de trabalho: além do espaço físico adequado e agradável, o ambiente deve ser entendido também como as condições psicológicas de trabalho. A carga de trabalho não pode ser excessiva ― se isso estiver ocorrendo, talvez seja o momento de pensar em contratar novas pessoas.

Criar uma cultura de colaboração e respeito: o relacionamento com os colegas e, principalmente, com a liderança deve ser transparente e harmonioso. Clima de competição e medo são fortes fatores estressantes e podem levar o colaborador a desenvolver a síndrome de burnout.

Investir em soluções de bem-estar: a empresa pode incentivar os programas de bem-estar, que incentivam uma alimentação mais saudável, a prática de exercícios físicos e outros hábitos saudáveis;

Permitir a flexibilidade no trabalho: o home office é uma tendência crescente no mercado e que pode fazer toda a diferença na saúde e no bem-estar dos funcionários.

Precisa de ajuda para implantar algumas destas estratégias na sua empresa? Entre em contato com nossa equipe!

Nossos clientes

Venha ser mais um cliente satisfeito

Clique aqui